O que é Pitch Deck?

1. Pitch: o que é e o que não é?
Pitch é uma apresentação rápida de um produto ou negócio, com a intenção de vender a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros. É comum que as apresentações Pitch ocorram em eventos de empreendedorismo. Geralmente o pitch dura de 3 a 5 minutos, mas pode levar de 30 segundos a 20 minutos.
O Pitch não é uma reunião de negócios, a formalização de uma parceria ou o fechamento de uma venda.

2.Principais tipos de Pitch:
One sentence pitch (também conhecido como Twitter pitch é a forma apresentar o resumo de um negócio em uma frase de duas a três linhas, contendo: nome da empresa, o que desenvolve, mercado, diferencial, o problema que resolve e seu diferencial);
Elevator Pitch (é o discurso do elevador, ou seja, quando se apresenta a ideia de um negócio entre 30 segundos a 1 minuto dentro do elevador, enquanto sobe; o conteúdo é o mesmo que o pitch anterior) e;
Pitch deck.

3. Pitch Deck: o que é e como funciona?
O Pitch deck é a apresentação de slides podendo ser utilizado softwares como PowerPoint, Prezi, entre outros, que dá suporte à fala enquanto fornece recursos visuais para a audiência.
A apresentação utilizada pode ser utilizada para mostrar a identidade do seu negócio, transmitir profissionalismo e criatividade, o que pode ser o seu diferencial em uma sequência de pitches.

4. Quantidade de Slides para um Pitch Deck:
1. Introdução: Quem é você e porque você está aqui?
2. Equipe: Apresente as pessoas atrás da ideia e descreva resumidamente suas funções.
3. Problema: Qual problema você está tentando resolver? É realmente um problema?
4. Vantagens: O que faz sua solução especial? Como você é diferente dos demais?
5. Solução: Descreva como você planeja resolver o problema.
6. Produto: Como seu produto ou serviço realmente funciona? Mostre alguns exemplos.
7. Tração: Tração significa ter um conjunto de consumidores mensurável que serve para provar o potencial da ideia.
8. Mercado: Saiba, ou ao menos tente estimar, o tamanho do seu mercado alvo.
9. Competição: Quais as soluções alternativas para o problema que você está tentando resolver?
10. Modelo de negócios: Como você planeja fazer dinheiro? Mostre um cronograma de quando você espera que as receitas entrem.
11. Investindo: Qual é o seu orçamento planejado? Que tipo de dinheiro você está procurando?
12. Contato: Deixe seus detalhes de contato e deixe as pessoas saberem como entrar em contato com você rapidamente.

5. Referências:
IMPROVE PRESENTATION. What is a pitch deck? 2019. Disponível em: <https://pitchdeck.improvepresentation.com/what-is-a-pitch-deck>. Acesso em: 01 jul. 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING. Pitch: O que é, Principais Tipos e Como Elaborar o Seu. 2018. Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/pitch/>. Acesso em: 26 jun. 2019.

>> Na nossa seção de vídeos temos mais materiais sobre os diferentes tipos de pitch, e também exemplos de pitch deck. Segue o link: vídeos sobre como apresentar seu negócio!